sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Revista Bianchini - Férias e Sexualidade

Abaixo transcrevi a minha entrevista para a edição da Bianchini que está circulando aqui em Sorocaba neste mês de dezembro/2009 (http://www.revistabianchini.com.br/). O tema geral são as férias de verão, e como melhor aproveitá-las em todos os aspectos do cotidiano.
O tema que me coube, claro, foi a sexualidade.
Boa leitura, espero que gostem.
Pausa para namorar A sexóloga Cibelli Rosa alerta: querer aproveitar muito as férias pode ser um tiro pela culatra. Tentar fazer em um mês tudo que não pode ser feito em onze meses gera um estresse insuportável – as férias acabam sendo mais cansativas do que os meses trabalhados. Isso vale também para a vida sexual. “Tentar tirar o atraso sexual durante as férias pode causar apenas ansiedade e frustração”. É por essa razão que dizem que qualidade é melhor que quantidade, inclusive no relacionamento familiar durante as férias. Segundo Cibelli, o casal também precisa de algum tempo só para si, para que possa curtir um ao outro, namorar, cultivar o relacionamento. “Os casais com filhos pequenos frequentemente se culpam por deixar as crianças com familiares ou babás, principalmente quando a mãe trabalha fora”. conta.Para ela, ficar sem os pais uma noite por semana não fará mal às crianças. Se o casal aproveitar para sair junto, ir a um cinema, a um restaurante ou motel, na volta estará em condições muito melhores para ser mais paciente e afetuoso com os filhos, garante Cibelli. “Às vezes, a convivência familiar mais estreita da família durante as férias acaba por gerar discussões e conflitos. É importante respeitar o espaço de todos, inclusive dos filhos adolescentes, que nem sempre se dispõem a participar dos mesmos programas propostos pelos adultos. É melhor não forçar a barra”, aconselha.
Para aproveitar as férias com seu amor, da melhor maneira possível, Cibelli sugere 13 atitudes que valem tanto para casais com ou sem filhos: Procure ficar pelo menos um final de semana sozinha com seu amor durante as férias. É uma pausa merecida para recarregar as baterias do desejo sexual, sem interferências externas. Deixe que as crianças passem alguns dias com parentes, acampamentos escolares ou casa de amigos, pois além de promover a socialização dos pequenos, permite que vocês tenham mais tempo sozinhos. Aproveite para ficar mais tempo na cama e namorar pela manhã, tomar um café da manhã bem caprichado na cama, um banho juntinhos, uma soneca à tarde. Esses são pequenos prazeres que as férias podem proporcionar. Dicas como usar roupas leves e protetor solar, cuidar da alimentação e manter-se hidratada também valem para melhorar a saúde sexual, pois quem se sente bem, atraente, tem mais disposição na cama. Pelo fato do aroma natural do corpo tender a ser mais pronunciado no verão prefira fragrâncias frescas, perfumes leves e cítricos, pois eles são os mais adequados e agradáveis nos dias de calor. Na hora H, um banho refrescante é agradável, deixa o casal mais à vontade e pode ser um estimulante para o que virá depois. Usar um hidratante após o banho é uma ótima desculpa para uma sensual massagem a dois. Invista em alimentos leves e fáceis de preparar. 8. Convide seu amor para cozinharem juntos. Promova um banho de imersão (ou de esponja, para que a falta de banheira não seja desculpa) com velas e champanhe. Leia aquele livro que está na estante há tempos, enquanto ele assiste tranquilamente os esportes na TV. Pense em uma tarde cinematográfica: DVDs e pipoca. Faça guerra de travesseiros. O casal que brinca e se diverte junto é mais cúmplice, mais íntimo. Lembre-se que intimidade não é só sexo. Quem é parceiro no dia a dia tende a levar essa relação saudável também para o meio dos lençóis.
Para evitar frustrações e estragar todo o clima de romance durante as férias, Cibelli apresenta 5 atitudes proibidas: Evite abusar do álcool e das comidas pesadas. Nada é mais desestimulante sexualmente para a mulher ou para o homem do que o companheiro embriagado, com hálito alcoólico e sem a menor energia para namorar. Lembre-se que tomar uma cervejinha ou um coquetel é muito agradável e ajuda a relaxar, mas exagerar estraga tudo. Nada de ficar de pijama ou camisola o dia inteiro pela casa. Dá para ser elegante sem abrir mão do conforto. Quem se ama se cuida e quer sempre estar atraente para o companheiro. Tenha cuidado na hora de se bronzear. Afinal, quem vai querer saber de sexo com o corpo cheio de queimaduras ou descascando feito uma cobra? Não leve trabalho para as férias, seja em casa ou nas viagens. Esqueça do celular e do notebook.
Cuide-se.
Segundo Cibelli, algumas infecções ginecológicas, como a candidíase, tendem a ser mais frequentes no verão. “Os sintomas de prurido e ardor vaginal podem atrapalhar muito, não só a vida sexual, como as férias em geral”, alerta. Por isso, siga as instruções da sexóloga e mantenha em ordem a principal região do seu prazer: Prefira roupas leves, de tecidos naturais. Não use calcinhas de tecidos sintéticos. Evite absorvente diário de calcinha. Sabonetes líquidos próprios para higiene íntima ajudam a manter o ph vaginal estável. Procure seu médico e inicie tratamento assim que os sintomas aparecerem (prurido e ardor vaginal, corrimento branco pastoso, dor durante a relação sexual).

Nenhum comentário: