- Quando se fala em Terapia Sexual ocorrem muitas dúvidas: afinal, que tipo de terapia é essa?
- A Terapia Sexual é uma psicoterapia em que os assuntos referentes à sexualidade são os que levam o paciente a procurar o auxílio terapêutico.
Não se fala apenas de sexualidade: é importante conhecer aspectos da história de vida da pessoa, como é a sua rotina, sua educação, seu núcleo familiar.
Em alguns casos, além das sessões terapêuticas, podem ser prescritos exercícios específicos para cada paciente, para determinadas disfunções, para serem realizados em casa, pelo/a paciente sozinho, ou com o parceiro/a.
- As fases da resposta sexual humana podem ser divididas em:
- - desejo
- - excitação
- - orgasmo
- - resolução
- As disfunções podem ser relacionadas a uma ou mais dessas fases. Por exemplo, a Diminuição de desejo sexual (desejo sexual hipoativo), é uma disfunção mais precoce, mais inicial, que inibe toda a sequência da resposta sexual, tanto para o homem quanto para a mulher. Dessa forma, geralmente são processos terapêuticos mais longos e mais complexos, com muitos aspectos emocionais envolvidos.
- As disfunções relacionadas à fase de excitação se manifestam, no homem, como Disfunção erétil (dificuldade de ereção) e na mulher como diminuição da lubrificação vaginal.
- Há também os distúrbios da ejaculação, dentre os quais o mais frequente é a Ejaculação precoce.
- As disfunções relacionadas à fase de orgasmo se manifestam principalmente na mulher, como Anorgasmia (ausência parcial ou completa da resposta orgásmica), embora possam também ocorrer no sexo masculino, em menor frequência.
- Outra disfunção que não está diretamente relacionada às fases da resposta sexual humana é o Vaginismo: espasmo involuntário da musculatura em torno da vagina que impede a penetração (e o exame ginecológico).
Um comentário:
Olá,
Escrevo porque estou interessada em realizar intercâmbios de links com a sua página web que trata da mesma temática que a minha. Eu poderia te oferecer um link em diferentes páginas.
Escreva-me se estiver interessado. (joana.seo.portugal@gmail.com)
(http://cibellirosa.blogspot.com/2011/08/resposta-sexual-humana.html)
Postar um comentário